Kauffmann Consultoria de Imóveis

A cortina foi inicialmente criada para controlar a luminosidade e os ruídos externos, mas hoje ela cumpre também outras funções ligadas à decoração.

Muitas pessoas têm dúvidas de qual a cortina certa para a sua casa, temos aqui algumas dicas que podem ajudar nessa escolha.

  1. Não use tecidos escuros em janelas com muita exposição ao sol. Nesses casos as melhores escolhas são cortinas em seda, linho, em tons claros.
  2. Para lugares que precisam de maior luminosidade, uma boa pedida são as persianas.
  3. Ambientes que necessitem de maior privacidade deverão utilizar tecidos mais opacos ou com forros.
  4. Se sua decoração já é marcante opte por modelos de cortinas confeccionadas com tecidos de cores neutras.
  5. Para espaços pequenos, escolha cores suaves, e cortinas com listras, assim dará a impressão que o ambiente é maior.

Em quais cômodos a cortina pode ser usada?

A cortina pode ser usada em todos os cômodos da casa, entretanto, alguns detalhes devem ser observados. Adapte o item aos cômodos da casa , cada espaço requer uma cortina adequada, por exemplo, as do banheiro devem ser curtas e simples, já as do quarto e sala podem ser de material nobre e luxuoso. Outro ponto a ser pensado é que, uma cortina de tecido no banheiro poderá criar mofo e na cozinha acumular gordura.

Qual o tamanho adequado?

Ao escolher a cortina meça e analise o espaço disponível. 

A cortina pode ser usada na parede toda ou só na janela. As duas formas têm suas vantagens, a que ocupa só a janela é prática para lavar, tem menos custo, já a cortina que ocupa toda a parede deixa o espaço mais luxuoso.

O comprimento longo, do teto ao piso, é o mais utilizado em salas e quartos. Quando houver um móvel embaixo da janela, use um tamanho mais curto.

Como é feita a instalação da cortina?

 As cortinas podem ser instaladas com suporte de varão ou trilho suíço, sendo o varão para cortinas compradas prontas e o trilho recomendado para cortinas sob medida.

 Temos ainda a opção de cortinas motorizadas que trazem modernidade e praticidade para o ambiente. É possível conectar o sistema a um sensor fotovoltaico, que se baseia na insolação recebida no ambiente, abrindo ou fechando quando necessário. Dessa forma, esse mecanismo impede que o tecido estrague em consequência de um manuseio inadequado. 

Qual a forma correta de higienizar as cortinas?

 Passe um aspirador de pó uma vez por semana. Uma vez por ano leve para lavar em uma lavanderia especializada. Contudo, se for lavar em casa, escolha cortinas feitas de material sintético, tecidos naturais devem ser lavados por profissionais. Lavando em casa nunca centrifugue ou coloque na secadora, pois, poderá estragar sua cortina.

Enfim, as cortinas combinam com decorações românticas, tradicionais ou modernas, defina o seu estilo e escolha a cortina perfeita para a sua casa.


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *