Kauffmann Consultoria de Imóveis

Pensando em usar granito na decoração da sua casa? Então esse post é para você!

A hora de escolher um acabamento é um dos mais importantes durante uma reforma ou construção. Além disso, é nessa etapa que entra a escolha das pedras e materiais de revestimento para conseguir um resultado que combine com sua decoração e que seja prático.

Entre as escolhas possíveis está o granito, uma rocha do tipo magmática comum no solo do nosso planeta Terra/ Pachamama. Esse tipo de rocha é encontrado com facilidade, e não possui estruturas internas, ou seja, ele é maciço. Por ser uma rocha magmática, o granito possui uma resistência grande aos efeitos do tempo e pode ser usado em áreas externas e com alto tráfego. Sendo assim uma peça coringa que se encaixa perfeitamente em diversos ambientes e projetos.

Essa rocha possui baixíssimo índice de absorção de líquido, Dessa maneira, é totalmente indicada para lavatórios, balcões de diferentes tipos de estabelecimentos com pias embutidas. 

Por ser um material natural, o granito possui diferentes cores, sendo assim difícil de citar todas, mas entre as mais usadas estão:

Amarelo Ornamental:

Também conhecido como Giallo Ornamental, esse tipo de granito possui o fundo róseo amarelado com alguns pontos castanho e granulação média a grossa. Pode ser aplicado em pisos internos ou em escadas e varandas.

Branco Itaúnas:

Assemelha-se ao mármore, tem um tipo de granulação média com o fundo branco creme e pequenos pontos em tons de vermelho, cinza ou verde. Pela baixa absorção de água permite que ele seja usado em ambientes internos ou externos. 

Branco Siena:

Ele adiciona elegância aos ambientes. O material tem fundo esbranquiçado e é formado por pontos bem pequenos, criando uma aparência quase uniforme. Pode ser usado como piso, ilhas na cozinha, lavanderia ou no revestimento de paredes internas ou externas. 

Preto Absoluto:

É um dos tipos de granito mais uniformes, além de ser considerado o material natural mais escuro.  

Muito aplicado em escadas, é o granito ideal para criar um contraste com o restante da decoração. 

Preto São Gabriel:

Esse tipo de granito é um dos mais versáteis. O granito preto São Gabriel difere-se do Preto Absoluto por causa de sua aparência menos homogênea. A pedra tem uma granulação média e irregular. É a opção mais popular para incluir o granito na decoração de cozinhas, área gourmet, ambientes externos e banheiros. 

Verde Ubatuba:

O granito Verde Ubatuba é uma opção de pedra mais escura, porém, mais econômica do que o Preto Absoluto e o São Gabriel. Esse tipo de granito tem a coloração esverdeada bem escura com algumas manchas mais claras. 

Essa grande variedade de granitos podem causar dúvidas sobre qual usar, mas não será a única escolha a ser feita, você precisar indicar qual tipo de acabamento usar, podendo ser:

Bruto:

Material sem acabamento, o material é usado sem quase nada de alterações, possuindo bastante textura. 

Flameado (jato de fogo):

Confere aspecto áspero, rugoso e ondulado, indicado para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior do que 2cm. 

Apicoado (pequenas marteladas):

Confere aspereza variável, aspecto poroso e uniforme, indicado para áreas externas por possuir propriedades antiderrapantes. Só pode ser aplicado em granitos com espessura superior do que 2cm.

Jateado (jatos de areia):

Confere aspecto opaco, indicado para áreas externas.

Levigado (lixamento bruto):

Acabamento semi-polido que confere aspecto rústico e sem brilho, indicado para áreas internas e externas. 

Polido(brilho):

Confere aspecto liso e brilhante, indicado para áreas secas pois após esse acabamento a pedra fica escorregadia.

Resinado:

Cobre os poros existentes nas pedras dando um melhor polimento e brilho superior. Indicado para áreas secas.

Para finalizar temos alguns pontos para salientar, o granito é mais duro e menos poroso que o mármore, ou seja, para uma cozinha, por exemplo, ele é bem mais resistente para ser usado em uma bancada. 

Outro ponto a ser cogitado, é o fato do granito ser bem mais frio que um revestimento em cerâmica. Dessa forma, se você mora em um lugar frio, usar granito na decoração pode não ser uma boa idéia. 

Para mais dicas, acesse nosso blog!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *