Kauffmann Consultoria de Imóveis

Se você gosta de animais e comprou um ou vai compra um  apartamento, com certeza já surgiu a dúvida de como ter um pet e quais as melhores raças de cachorro para o seu espaço.

Antes de tudo, o necessário para você ter animais dentro do seu apartamento é “ querer”. Colocamos o querer entre aspas, pois você precisará analisar o regulamento do prédio sobre ter ou não animais. Mesmo que você ame animais é necessário admitir que ninguém é obrigado a conviver com os barulhos e bagunça feitos pelo seu bichinho. Para ajudar a manter uma boa convivência contrate um adestrador, porém, por mais adestrado que seja o seu cachorro ele irá fazer barulho , dessa forma,  converse com seus vizinhos, às vezes uma simples conversa mostra que você se importa e ajuda a resolver a questão.

Como preparar seu apartamento:

Se estiver tudo certo na parte legal e burocrática, você já pode adotar ou comprar seu amiguinho. No entanto, diferente de uma casa, você não terá um quintal. Por isso é importante que o animal conviva nos mesmos ambientes que você, tendo assim espaço para circular. Para que isso ocorra sem danos para você e sua família é necessário que as vacinas estejam em dia, a limpeza dos pelos e que ocorra visitas regulares ao veterinário. Esse cuidados são essenciais mesmo se você mora em casa. 

Ao organizar o espaço, tenha um lugar destinado para a alimentação e outro para serem realizadas as necessidades fisiológicas, é importante deixar esse lugar distante do lugar destinado ao sono. Não se esqueça de um lugar para que seu animal possa tomar sol.  

Além do espaço, irá precisar de tempo para os cuidados e passeios diários. Dê atividades para que eles se exercitem, mesmo que o espaço seja pequeno. Outro ponto importante se você não mora sozinho é perguntar às outras pessoas se elas estão afim de ter um cachorro, antes de adotar para não ter problemas. 

Quanto aos espaços que seu cachorro terá acesso, por exemplo, cama, sofá, você pode ter ajuda do adestrador para adaptar aquilo que você irá aceitar ou não.

 É difícil selecionar um cachorro para criar em apartamento, pois existem muitas opções, mas tentaremos direcionar para 7 raças de cachorro: 

 1- Chihuahua

Pequenos, valentes e simplesmente encantadores, os chihuahuas, uma das melhores raças de cachorro para apartamento. Além de ser pequeno, também é considerado a raça canina mais longeva, podendo viver até 20 anos com os cuidados apropriados. Porém, são sensíveis ao frio, às mudanças climáticas e mostram predisposição genética a várias doenças, como a hidrocefalia, epilepsia, hérnia de disco, etc. Por isso, costumam demandar muita atenção e precisam de alguns cuidados específicos para manter a saúde e um bom comportamento.

2- Lulu da Pomerania

Os lulus da Pomerânia são os menores representantes da família de cães de tipo spitz. Criados entre Alemanha e Polônia são ótimos  cães de companhia. Por isso, revelam um comportamento muito dócil e costumam ser bastante apegados aos seus tutores. Por outro lado, não costumam lidar bem com a solidão e podem sofrer com a ansiedade de separação se passam muitas horas sozinhos e/ou não recebem atenção.

3- Poodle

Famoso por seus pelos cacheados e sua energia inesgotável, o poodle é também um dos cinco cães mais inteligentes do mundo e demonstra uma extraordinária versatilidade na hora de aprender.  Porém, antes de adotar um poodle, lembre-se que ele precisa de muitos exercícios, uma ótima estimulação mental e demanda bastante atenção, não sendo uma raça adequada para quem busca um cão mais independente.

4- Dachshund

Mais conhecido como salsicha, o dachshund ou teckel é um excelente cachorro para apartamento e companheiro para dividir o dia a dia. Mesmo sendo muito ativos e brincalhões, é fácil proporcionar a atividade física e mental que o salsicha necessita graças ao seu pequeno porte. Vale destacar que estes cachorros são especialmente propensos a sofrer problemas de coluna pelo formato do seu corpo, e podem requerer cuidados especiais para manter um ótimo estado de saúde.

5- Shiba inu

O shiba inu ganhou popularidade no Brasil nas últimas décadas, mas ainda costuma ser confundido com o akita inu, embora sejam menores. Pelo seu caráter independente, silencioso e seguro de si, o shiba inu é um dos melhores cachorros apartamento que ficam sozinhos. Porém, são guardiães e tendem a se comportar de forma desconfiada na presença de estranhos, devendo ser socializados desde seus primeiros meses de vida.

6- Basenji

O basenji é o cachorro mais silencioso, sendo assim , perfeito para apartamentos. Na verdade, estes cachorros originários da África não possuem a capacidade de emitir o clássico som que associamos aos latidos dos cães. Sua principal vocalização soa como uma mistura de uma risada com um canto tirolês. 

7- Maltês

O maltês é uma das mais adoráveis raças de cachorro e pode se adaptar facilmente a viver em apartamentos. Trata-se de um cachorro de tamanho toy e elegante beleza que se caracteriza pela pelagem longa e complemente branca. Os malteses são amáveis e formam um vínculo muito especial com seus tutores, dos quais requerem bastante atenção. Não lidam nada bem com a solidão e podem desenvolver ansiedade por separação com certa facilidade. 

  Pense antes de trazer um cachorro para casa, você pode ver melhor amigo para seu pet como um amigo, filho, tutorando. Porém, a empatia ou sentimento de carinho não são suficientes se ao adotar ou comprar um animal de estimação não houver senso de responsabilidade. É preciso que você saiba que ter um animal exige cuidados especiais e que essa obrigação será a longo prazo. Nas ruas e abrigos, ainda é vista a realidade do abandono de animais, principalmente de cães, com as mais diversas desculpas. Se adoeceu ou está velho, se faz bagunça e é agitado demais, entra no rol das ‘justificativas’ para esse ato cruel. 

Por isso, pense antes de levar qualquer raça para casa, é preciso se conscientizar da responsabilidade por uma vida.

Boa sorte com seu parceiro!


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *